07/12/13

Nelson Mandela - Ultima referência?

Nelson Mandela partiu.
Com a bonita idade de 95 anos, cumpriu a sua carreira.
Muito já foi dito e continuará a ser escrito. Presto a minha singela homenagem a um homem que provavelmente, na minha opinião, será a ultima grande referência para a Humanidade.
A economia, as finanças, o lucro, afogaram os ideais e fazem esquecer no Ocidente o legado da Revolução Francesa; a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Nelson Mandela lutou contra o Apartheid, chegou a defender a violência , mas mudou e venceu com persistência. Lutou pela liberdade do povo, pela igualdade racial, e pela fraternidade entre os povos. Na prisão na ilha de Robben tinha uma cela com a s dimensões reduzidas de 2,5x2,2 e uma janelinha de 30 cm, que não lhe tolheu os sonhos.
Depois de ser liberto, venceu o ódio, e a vingança. Uniu o país. Perdoou, ao ponto de convidar os guardas da prisão, para o jantar da tomada de posse de Presidente da África do Sul.
Este homem tornou-se um ícone mundial, um exemplo. Nelson Mandela criado por Metodistas , era um cristão. Mas como Presidente, ia aos domingos a várias igrejas, juntava-se em oração com outras igrejas e credos.
Que todos nós sigamos o exemplo de persistência, e sem medo algum, lutemos sem medo, com serenidade.Mesmo que às vezes, nos sintamos em celas da ostracização, ou de "apartheides" diversos, sejamos fieis ao ideal da verdade, do amor ao próximo, ao que está certo.
Não tenho duvidas que Deus esteve com Nelson Mandela até ao fim. Está em casa. 


Sem comentários:

Enviar um comentário